
Com a vitória por 2×1 sobre o Santos, a equipe sub-20 do Coritiba chega pela primeira vez na Semifinal do Campeonato Brasileiro da categoria, que acontece tradicionalmente no Rio Grande do Sul. Em um ano em que o torcedor resgatou a auto-estima de ver o Coxa brigando por títulos, a boa campanha da equipe sub-20 reforça o espírito competitivo que toma conta do clube.
“O projeto é poder brigar sempre e chegar a mais uma decisão nacional. Por isso vamos lutar muito por isso”, conta o técnico Marquinhos Santos, que hoje fica de olho em quem será o adversário da Semifinal (América-MG x Cruzeiro), e sabendo que quem vier pela frente será um grande adversário.
E o treinador coxa-branca enaltece o suporte que recebe do Departamento de Futebol, dos profissionais da Categoria de Base e da comissão técnica, além é claro do grupo alviverde. “Valorizar esse grupo de atletas. Eles têm sido guerreiros pela atitude deles em campo e pelas dificuldades que tivemos”.
Para o confronto das quartas-de-final o Coritiba viajou de Porto Alegre até Santa Rosa para enfrentar o Santos e a volta para a capital gaúcha também foi longa, durou toda a madrugada. O time chegou a capital gaúcha na manhã desta quinta-feira. “Essa mudança de campos, deslocamento de mais de 500 km, durante uma noite, para jogar no dia seguinte. É complicado e esse grupo conseguiu passar por isso”, revela. “São atletas extremamente profissionais que estão honrando a camisa do Coritiba”, completa.
Marquinhos vê com boas perspectivas o futuro alviverde, e mantém os pés no chão. “Estamos entrando em um ciclo de base entre os melhores do Brasil e acredito que nos próximos três ou quatro anos a gente possa colher frutos na formação de atletas, que é um processo complicado, mas que acreditamos que estamos trabalhando no caminho certo”.
E o espírito competitivo que toma conta do clube também contribui para o sucesso de todos. “A interação entre o profissional e a base também traz isso. Mas sempre temos que lembrar que nosso principal objetivo é formar. O título, as conquistas fazem parte desse planejamento, mas é uma conseqüência, porque a intenção é formar”, finaliza.
Campanhas no Brasileiro sub-20:
Quartas-de-final – 2007 (Grêmio), 2009 (Grêmio), 2010 (Vasco)
2006 – 2008 – Primeira fase
Foto arquivo: Marcelo Campos – Federação Gaúcha de Futebol.
Fonte: Coritiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário