Neste período, anos em que o Coritiba teve sua origem, o mundo passava por um tempo de mudanças e o futebol estava longe de ser o esporte favorito de nosso país. Condição diferente da que vemos hoje.
O Brasil e o Mundo
O Brasil vivia há 20 anos em regime de democracia. Em 14 de junho de 1909 o presidente Afonso Pena faleceu e Nilo Peçanha assumiu a República.
Ainda em 1909 o mundo viu nascer a cantora Carmem Miranda, em Portugal, um ano depois sua família veio ao Brasil, onde ela conquistou fama como atriz e cantora. Um ano depois, nasceu Chico Xavier.
O Futebol
O pioneirismo coxa-branca deu início a uma nova história em um esporte que buscava ser reconhecido por essas terras. Mas na época não havia torneios ou campeonatos, tão pouco o reconhecimento e o glamour dos tempos atuais. A prática era apenas uma diversão que reunia familiares e amigos mais próximos dos atletas. Neste cenário surgiu o Coritiba, fruto do amor de desportistas daquele tempo.
O primeiro Campeonato Paranaense foi disputado somente em 1915 e logo no ano seguinte, no Paranaense de 1916, o Coritiba erguia seu primeiro troféu, ao vencer o Britânia, em final disputada já em janeiro de 1917.
O primeiro Campeonato Paranaense foi disputado somente em 1915 e logo no ano seguinte, no Paranaense de 1916, o Coritiba erguia seu primeiro troféu, ao vencer o Britânia, em final disputada já em janeiro de 1917.
A competição ainda era uma dúvida em relação a sua credibilidade e qualquer jogo de futebol era motivo de alegria e festa. Nos anos de 1917, 1920 e 1921 o Coxa conquistou o Torneio Início, competição que tinha os jogos com tempo reduzido e campo com dimensões menores.
Dia do Atleta Coritibano
A Seleção de São Paulo era a base da Seleção Brasileira. Em 1920, em passagem por Curitiba, goleou a Seleção Paranaense por 6x1. No ano seguinte, em dia 15 de agosto, em uma partida cheia de emoções, o Coxa vingou os paranaenses ao vencer a Seleção Paulista por 1x0 com gol de Abílio Fruet, fazendo o futebol paranaense ficar em evidência pela primeira vez no âmbito nacional.
Cinco anos depois o Cori tinha uma partida marcada contra a Seleção Gaúcha para o dia 04 de agosto. Devido a uma intensa chuva no dia do jogo, o confronto teve sua data alterada para 15 de agosto. Neste evento surgia então uma emblemática circunstância, nascia a mística da alma guerreira. O Coxa venceu por 3x1 e a data ficou registrada na história como o Dia do Atleta Coritibano. Em 1985 o eterno presidente Evangelino alterou a data para o dia 1º de agosto, dia em que a equipe conquistou o seu primeiro Campeonato Brasileiro.
Conquistas
Uma década depois o futebol apresentava um novo panorama. O Britânia era o clube paranaense com maior número de títulos e o esporte se aproximava da profissionalização. Já se pensava, inclusive, em organizar uma Copa do Mundo reunindo as principais seleções mundiais.
Em 1926, Major Antônio Couto Pereira assume a presidência do Coritiba e logo conquista seu primeiro título, o Paranaense de 1927, com vitória sobre o Palestra Itália. O segundo título na história do Coxa serve para mostrar que o Clube era uma das forças do esporte no estado e igualava o Verdão ao Palestra, que também se destacava no cenário. No entanto, o principal campeão era o Britânia, Hexacampeão entre 1918 e 1923.
Data: 05/02/2011
Fonte: Coritiba Foot Ball Club
Nenhum comentário:
Postar um comentário